segunda-feira, 5 de abril de 2010

Profilaxia

Para podermos amenizar os problemas do aquecimento global, do buraco na camada de ozônio, chuva ácida, efeito estufa e poluição do ar devemos diminuir a emição de gases. Para que ocorra essa diminuição, é necessário primeiramente que o homem se concientize dos problemas destes fenômenos. Com isso, devemos apredender a reduzir o consumo, reutilizar e separar rezíduos (reciclar), economizar energia, reduzir a emissão de poluentes (como CFC) e diminuir a emissão de óxidos de enxofre.

Poluição do Ar

A poluição do ar se expandiu com a Revolução Industrial no século XVIII, devido a queima do carvão mineral que despejava na atmosfera toneladas de poluentes. Hoje em dia este processo se repete, mas em grande quantidade de queima de combustíveis fósseis como o carvão mineral e derivados do petróleo, elevando o índice de gás carbonico na atmosfera. Estes combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta setores industrial, elétrico e de transportes em todo planeta.

O elevado nível de poluição nas grandes cidades tem gerado vários problemas. A saúde do ser humano é afetada através de doenças respiratórias causadas pela poluição. O ecosistema e o clima também são afetados trazendo prejuízos ao homem.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Chuva Ácida

Toda a chuva é naturalmente ácida, pois a água da chuva se combina com o gás carbônico originando ácido carbônico.

Em ambientes se relampagos e não poluídos, a chuva é acida mas não é prejudicial. Porém, em ambientes com relâmpagos ocorre reação entre o Nitrogênio (N2) e o óxigênio (O2) causando chuva ácida nociva. Já em regiões industriais que tem altos índices de poluição, são produzidos óxidos de enxofre(SO2 e SO3) que são lançados na atmosfera em grandes quantidades. Estes óxidos reagem com a água da chuva formando a chuva ácida que causa grandes problemas ambientais.

As chuvas ácidas nocivas podem causar mortandade de peixes em rios e lagos, e nas floresta as árvores sofrem corrosão. Estátuas de mármore e metálicas também podem ser corroídas.

Camada de Ozônio

Camada de ozônio é um filtro de proteção formado pelo gás ozônio que protege a atmosfera das radiações solares e impede a passagem de raios ultravioletas que acabariam com os seres vivos.

Existem algumas substâncias químicas que são liberadas no ar que provocam danificações na camada de ozônio. Estas substâncias como cloroflouorcarbonos e hidrocarbonetos alifáticos halogenados ao chegarem na estratosfera reagem com o ozônio e resultam moléculas de oxigênio e de monóxido de cloro.

Com o buraco na camada de ozônio, os raios ultravioletas penetram pelo fitro de proteção e chegam a atmosfera, podendo causar câncer de pele, cegueira, alergias e entre outras.





Efeito Estufa

Efeito estufa é um processo natural que mantém a temperatura da Terra que favorece a proliferação da vida no planeta.

Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na at
mosfera, o restante que alcaça a superfície da Terra aquece e irradia calor.

Ações do homem como emissão de gases na atmosfera, (especialmente o CO2) tem agravado este fenômeno.

O dióxido de carbon (CO2) é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis e outros gases são produzidos pelas queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita.

Caso o homem não reverta esta situação esse fenômeno ocasionará modificações no espaço natuiral e na vida do ser humano como mudanças climáticas, aumento de tempestades, furacões, tufões e tornados, perda de espécies da fauna e da flora, derretimento dos polos, aumento do nível dos oceanos e entre outras consequências.


efeito estufa natural


efeito estufa causado pelo homem



Aquecimento Global

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. E este aumento é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.


As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parte dos cientistas que explicam esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo a consequência desse fenômeno o aumento da temperatura do planeta .

Todavia, as principais causas do aquecimento global estão relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CO4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das
radiações solares. Outros fatores que contribuem para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.



Como consequência deste fenômeno polos derretem, o nível dos oceano aumenta, há surgimento e aumento de desertos, aumento de furacões, tufões e cilclones e ondas de calor.



Objetivo

Trabalho apresentado para a área de exatas sob a responsabilidade das professoras Dóris e Vera.


O objetivo deste trabalho é analisar os problemas ambientais e conscientizar as pessoas dos danos que estes podem causar.


Serão discutidos neste projeto "Aquecimento global, chuva ácida, poluição do ar, efeito estufa, e camada de ozônio."